jun 2, 2008

Escritora | Categoria Teatro | 1 comentario

DICAS DE DRAMATURGIA

DICAS DE DRAMATURGIA

1. Ação dramática – é a parte do conflito; apresenta-se com início, desenvolvimento, eclosão (ápice) e resolução.

Aponta Hegel in Estética. Poesia, p. 393; citado no livro de Pallottini: O que é dramaturgia:

o conflito(colisão) como sendo a pedra de toque do

drama. O interesse dramático só nasce da colisão

entre os objetivos dos personagens. A concentração

de todos os elementos do drama na colisão é que

constitui o nó da obra.

2. Diz ainda Hegel, Ibid, p. 451: Os personagens da tragédia antiga, verdadeiras estátuas vivas, são isentos de conflitos íntimos; diferente da tragédia moderna que os personagens se apropriam, desde do começo, do princípio da personalidade ou da subjetividade. Faz do caráter pessoal em si, e não da individualização das forças morais, sem objetivo próprio e fundo de suas representações.

Por conseguinte, para Hegel o herói moderno enfrenta conflitos que dependem de seu próprio caráter, padecendo de seus conflitos interiores.

3. Atendo-se mais à idéia de conflito, diz Hegel que a finalidade de uma ação só é dramática se produzir paixões opostas, interesses (idéias e verdades morais ou religiosas, princípios de direito, do amor à pátria ou a outrem, sentimentos de família etc. (de caráter elevado, divino e verdadeiro).

4. Unidade de ação – conforme Hegel a unidade de ação é caracterizada pelas ações (e vontades), caminhando para o seu desenlace. A verdadeira unidade de ação só se realiza no movimento total, incluindo todas as vontades e colisões.

5. Progressão dramática – é a precipitação contínua até o fim, o que se explica pelo conflito. À medida que as forças contrárias chegam ao ponto maior do desacordo entre sentimentos, objetivos e atos, mas sente-se a necessidade de solução; os acontecimentos são impelidos a uma solução,ou seja, desemboca na dinâmica do conflito.

6. Obstáculos a serem superados pelos heróis dramáticos – Brunetière examina, que são eles:

a) Intransponíveis – destino para os gregos; providência para os cristãos; as leis da natureza; as paixões violentas para nós; daí vontades do personagem x obstáculo interior = tragédia;

b) Transponíveis – geralmente formados por preconceito ou pela vontade de outros homens, então temos o drama.

c) Vontades opostas – quando se consegue equilibrar ao obstáculo à vontade; quando se consegue transpô-lo; aí é comédia.

d) Relativizando o conjunto, localização do obstáculo na ironia da sorte, num preconceito ridículo, ou na desproporção entre os meios e os fins, temos então a farsa.

7. Hegel, Aristóteles, Dryden e Brunetière são da mesma opinião: Teatro é ação; ação dramática é conflito, em geral de vontades conscientes em busca de seus objetivos. Isso se se fala em teatro dramático, em teatro aristotélico (não becketiano).

8. Becket faz as comparações entre forma dramática e forma épica de teatro a seguir:

Forma dramática X Forma épica

Realiza-se através da ação – Narração

Envolve o espectador – Torna o espectador observador

Gasta -lhe a atividade – Desperta a sua atividade

Possibilita-lhe emoções – Força-o a tomar decisões

Dá-lhe vivência – Dá-lhe concepção de mundo

O espectador é posto dentro de algo – Age por meio de sugestão

Os sentimentos são conservados – O espectador é impelido a efetivar atos do conhecimento

O espectador identifica-se, convive – O espectador estuda

O homem é imutável – O homem é objeto de pesquisa

O homem é não muda – O homem é mutável

Tensão visando ao desfecho – Visa ao desenvolvimento

9. Diz também Stanislaviski que a construção do personagem passa pelo treinamento do corpo e do trabalho rigoroso da voz.

10. Ainda Stnislaviski, o trabalho do ator não é uma simples imitação, ou a repetição do trabalho dos atores. Será sempre o resultado de uma criação original.

Fonte Bibliográfica

PALLOTTINI. R. O QUE É DRAMATURGIA.1ª. Ed., editora brasiliense, São Paulo: 2005,(Coleção primeiros passos).

" alt="468 ad" class="foursixeight" />
  1. Adorei isso, inclusive estava lendo sobre as formas e diferenciações das estruturais de linguagem adotada pela dramaturgia , pro que estou escrevendo e vou estreiar em breve…. Parabens pelos comentários sobre dramaturgia , alias as postagens, vou repassar a meu elenco linda! bjaum!

Deixe seu comentário